terça-feira, fevereiro 06, 2007

AQUECIMENTO GLOBAL

No final de semana a questão do aquecimento global tomou conta da mídia. Entre as várias coisas faladas, gostei da crônica do velho Nei Lopes contando como assunto foi comentado lá pelas bandas do Rio de Janeiro. Moisés Basílio.

Fonte: Blog Meu Lote - Nei Lopes - www.neilopes.blogger.com.br

Aqui no Lote e na vizinhança não se fala de outra coisa. É "aquecimento global" pra lá, "aquecimento global pra lá"... Mas ninguém sabe direito o quê que é. E aí, tome de opinião, entre uma lapada e outra de 51; entre uma e outra caneca de vinho "Sultão"; entre um versículo e o seguinte do Apocalipse, ao som de mais um desafinado "louvor gospel".

- Chegou a hora do juízo! E quem nunca teve, vai ser cozido feito costela abafada no forno do Maldito!

Isso, quem berra é o ministro Ebenézer, do Tabernáculo Hexagonal das Sarças de Fogo do Monte Horebe, o qual, em seus tempos de folia, calango e timbuca, era só conhecido como "Bené da Sanfona".

Já o pessoal da obra acha que "Cimento Global" é mais uma propaganda enganosa. E Seu Pedro Pedreira alerta o servente sobre o perigo da novidade:

- Cês lembra do tal de "Cal Marx" que apareceu quando o Alemão da Loja se candidatou a vereador pelo PC do B? Ele dizia pra gente que vinha da Alemanha, que vendia muito na Rússia, mas quando a gente foi caiar aquele muro, cês lembra? O muro caiu... Essas novidades nunca dão certo. O melhor é a gente ficar com o Mauá, com o Irajá, com o Barroso e não trocar o certo pelo duvidoso.

Mas Djosilayne, Khristielly e Rosymarley, que já gostam de uma novidade, estão que é um ouriço só. Pra elas, agora, no baile do Furacão, com o MC Foguinho de São João, a chapa vai esquentar ainda mais. E aí, elas vão poder ganhar neném mais cedo; e pedir o DNA já com 11, 12 anos.

Já as irmãs Selma, Sandra e Sueli não estão nem um pouquinho "hezitada" - como escreveu a primeira num bilhete à segunda. É que, pra elas, "aquecimento global", de verdade, é namorar motorista de ônibus e ir daqui até a cidade, todo dia, sentada em cima do motor.

Agora... vibrando mesmo quem está é o Dezóio, nosso amigo e guru para assuntos de aluguel e copiagem ilícita de fitas de vídeo e DVDs.

Dezóio é vidrado em televisão e filmes de ação. E é certamente por isso ou para isso que ostenta aqueles zoião butucado (do quicongo 'butuka', nascer, brotar; ver a luz do dia, seg. o Novo Dicionário Banto do Brasil, Pallas, 2003) que lhe valeram o apelido. Então, quando ouviu falar em "aquecimento global", nosso amigo butucou ainda mais os olhos e quase teve um troço, de tão contente:

- Caraca, maluco! Agora mesmo é que não perco mais nenhuma "Tela Quente" nem "Temperatura Máxima"! A Globo é fera, mermo, né não ?!

E saiu, mandando a velha fuleira:

- Tchau! A gente se vê por aqui!

Nenhum comentário: