quinta-feira, maio 22, 2008

MEMÓRIA E EDUCAÇÃO

COMENTÁRIOS MOISÉS BASÍLIO: Nas minhas navegações pela rede, encontrei esse sítio, da educadora Zilda Kessel, com informações interessantes para quem trabalha com memória e educação.

Fonte: Sítio Memória e Educação de Zilda Kessel, acessado em 22/05/2008 - www.memoriaeducacao.hpg.ig.com.br/index.htm

APRESENTAÇÃO

Aqui você encontra referências sobre Memória e Educação e informações sobre projetos de memória realizados por escolas e comunidades.

A idéia deste site nasceu durante a elaboração da dissertação "A construção da Memória na Escola". Reuni textos teóricos, sites, artigos e relatos abordando as diferentes possibilidades do trabalho com memória na escola.

Contribuições e comentários são muito bem-vindos.

Zilda Kessel

Projetos

Aqui você encontra uma seleção de projetos de memória realizados por escolas ou para escolas.

Projeto Memória Local
Parceria do Instituto Museu da Pessoa e do Instituto Avisa Lá, tem por objetivo a implantação de projetos de memória local em escolas públicas de Ensino Fundamental. Integra atividades de formação de professores para o trabalho com memória, leitura e escrita e contribui para a inclusão digital dos participantes que se tornam agentes de sua própria história. Realizado nas cidades de Ituiutaba, Uberaba, Rio de Janeiro e Santos. Foram produzidos sites e exposições.

Estação Memória
Espaço de informação e de cultura, implantado na Biblioteca Municipal Álvaro Guerra, em Pinheiros, SP. A Estação Memória promove atividades permanentes de resgate e construção da memória junto a grupos de idosos e estabelece um espaço de encontro e de diálogo inter-geracional destes idosos com alunos de escolas públicas. Parceria da ECA/USP com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, coordenada pelo Prof. Edmir Perrotti.

A Escola: Centro de Memória e Produção de Comunicação/Cultura
Projeto de memória do bairro do Jardim da Saúde, em São Paulo, realizado pelos alunos da Escola Estadual Raul Fonseca, entre 1997 e 1999. O projeto foi implantado por uma equipe da ECA/USP, liderada pelo Professor Luiz Roberto Alves. Foram recolhidas histórias de moradores, recuperadas e reconstruídas na escola tradições culturais e mapeados espaços importantes da história do bairro. Foram produzidos Cd e publicação.

Um processo coletivo de formação continuada pelos caminhos da memória local
Projeto de formação continuada de professores de ensino fundamental de Angra dos Reis tendo a história local da comunidade como elemento de construção da identidade das professoras. O trabalho pedagógico junto aos alunos propiciou o resgate da história da Banqueta e a articulação da comunidade em torno de sua história e de suas reivindicações. Liderado pela Profa. Sônia Nikitiuk

Contos históricos no processo de alfabetização em Diadema

Textos

Aqui você encontra textos que abordam questões relativas à Memória e à Educação.

Sobre ensino de história

A História ensinada nas propostas curriculares (Brasil últimas décadas no século XX)
RIBEIRO, Renilson Rosa

Analisa as idéias e tendências historiográficas em que se baseiam as propostas curriculares da área de História entre 1984 e 1995. O período foi marcado pela intensa discussão e pela implantação de novas linhas de ensino para a disciplina.
http://www.bibli.fae.unicamp.br/etd/editorialv3n2.pdf.

A CENP e a criação do currículo de História: a descontinuidade de um projeto educacional
MARTINS, Maria do Carmo

Recupera o processo de construção da proposta curricular de História para o Estado de São Paulo, entre os anos de 1986 e 1992, as idéias e os conflitos que marcados pelas discussões acadêmicas, as divergências políticas e ação da imprensa que as tornou públicas
http://www.bibli.fae.unicamp.br/etd/editorialv3n2.pdf.

Sobre memória e identidade

Memória e Identidade Social
POLLAK, Marc

Apresenta a importância da memória para a construção do conceito de identidade individual e coletiva. Tanto a Memória como a identidade são valores disputados em conflitos sociais e intergrupais
http://www.cpdoc.fgv.br/revista/asp/dsp_edicao.asp?cd_edi=24

Sobre educação e tecnologias

Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias
MORÁN, J. M.

Aborda as possibilidades proporcionadas pelas Novas Tecnologias de Comunicação e Informação para o trabalho pedagógico
http://www.eca.usp/prof/Moran


Bibliografia

ABUD, K. Currículos de História e Políticas Públicas: os programas de História do Brasil na Escola Secundária. In: BITTENCOURT, C. (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 1997.

ALMEIDA, M. E. Como se trabalha com projetos. Revista TV Escola, v. 22, março/abril 2001, p. 35-38.

ALVES, L. R. A escola, centro de memória e produção de comunicação/cultura. São Paulo: FAPESP, 1999

ARAÚJO, M. P. N. Política, esquerda e imprensa alternativa no Brasil dos anos 70: objeto e fontes históricas. In: http://www.ifcs.ufrj.br/tempo/mariapaula1.html.,acessado em abril de 2002

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.

AUGÉ, M. Não lugares: introdução à antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

BAKHTIN, M. Interação Verbal. In: Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec,1979.

BARBERO, J. M. Medios: olvidos y desmemorias. Debilitan el pasado y diluyen la necesidad de futuro. Ciberlegenda, v. 6, 2001.

BARBOSA, M. Temporalidade: Uma Questão Mediatica. Ciberlegenda, v. 2, 1999.

BARBOSA, M. Memória e tempo: arcabouços do sentido da contemporaneidade. Ciberlegenda,v. 1, 1998.

BARTLETT ,F. Remembering. Cambridge University Press, 1932.

BAZIN, G. Le temps des Musées. Paris: Desoer, 1964.

BARRIERE, P. Histoire et Mémoire: problèmes théoriques et questions épistémologiques. In: Formes et usages du passé: Grenoble et ses après-guerre (1944-1964). Grenoble: 2000. Dissertação (Doutorado em História)--Universidade de Lyon.

BAUDRILLARD, J. Tela total: mito-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1997.

BEDARIDA, F. Tempo presente e presença da história. In: AMADO, J. e MORAES, M. (orgs.). Usos e Abusos da História Oral, Rio de Janeiro: Editora Getúlio Vargas, 1998.

BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura.Obras Escolhidas, v.1. São Paulo: Brasiliense, 1985.

A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas, v.1. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BERGSON, H. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BITTENCOURT, C. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 1997.

BOM MEIHY, J. C. S. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 1996.

BORGES, J. L. Funes, o Memorioso. In: Ficções. São Paulo: Ed. Globo, 1989.p. 89-97. Tradução Carlos Nejar

BOSI, E. Memória e sociedade. Lembrança de velhos. S. Paulo: T. A Queiroz, 1979.

BRAGA, E. dos S. Vídeo, escrita, leituras, recordações: cultura e memória na sala de aula. In: GÓES, M. C. R. e SMOLKA, A. L. B. (orgs.). A significação nos espaços educacionais: interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997.

BRANDÃO, C. R. (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1987.

(org.). As Faces da Memória. Campinas: Centro de Memória Unicamp, s.d.

BRUNER, J. Atos de Significação. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1997.

A cultura da Educação. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 2001.

BURKE, P. A História como Memória Social. In: O mundo como teatro - Estudos de antropologia histórica. Lisboa: Difel, 1992.

CATANI, D. et alii. Docência Memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editoras, 1997.

CATANI, D., História. Memória e Autobiografia na Pesquisa Educacional e na Formação, 1997. In: CATANI, D. et alii. Docência Memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editoras, 1997 p.15-48

CHARTIER, R. A visão do hisoriador modernista, 1998. in AMADO, J. e MORAES, M. (orgs.) Usos e Abusos da História Oral, Rio de Janeiro, Editora Getúlio Vargas, 1998

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 1996

CHAVES, M. C. S. Mídias síncronas e assíncronas na aprendizagem colaborativa em rede (mimeo), 2000.

CITELLI, A. Educação e Mudanças: Novos Modelos de Conhecer. In: Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1998.

Comunicação e Educação. A linguagem em movimento. São Paulo: Senac, 2000.

DEBRAY, R. Vie et mort de l'image. Histoire du regard en Occident. Paris: Gallimard, 1992.

DERIDA, J. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 1991.

ECO, H. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

ENNE, A. L. S. Memória e identidade social. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXIV, 2001, Campo Grande. http://www.intercom.org.br/papers/xxiv-ci/np02/NP2ENNE.pdf acessado em 18 de abril de 2002

EVERS, T. Identidade: A Face Oculta dos Novos Movimentos Sociais. In: Novos Estudos, v. 2, n. 4, abr. 1984.

FARIA, I. P. F. Estação Memória: Lembrar como projeto - contribuição ao estudo da mediação cultural. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) - ECA/USP.

FERNANDES, C. M. B. Memória Educativa e a construção de territorialidades. In: ANPED/SUL, III, ,Porto Alegre.

FONSECA, T. N. L. O Herói Nacional para crianças: produção e circulação de imagens de Tiradentes na escola primária brasileira, In: http://www.anped.org.br/25/thaislimafonsecat02.rtf acessado em novembro de 2002.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

FREIRE, M. Observação, registro, reflexão: Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1998.

FREIRE, P. A importância do ato de ler : em três artigos que se completam. 3. ed. São Paulo: Cortes Editora, 1982.

A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002.

FUSARI, M. F. R. Comunicação e meios de comunicação na formação de professores. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, 6, 1992, São Paulo. Resumo. São Paulo: Iglu, 1992.

Fronteiras da técnica na comunicação e na educação: alargar e aprofundar modos de fazer comunicação e educação com mídias, entre educadores e educandos rumo à cidadania. Tecnologia Educacional, v.23, n.126, p.22-3, set./out. 1995.

Comunicação e Educação. Tecnologia Educacional, v. 22, n. 113/114, p. 23-7, jul./out. 1993.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vertice, 1990.

HELFER, N. E. A memória do ensino de História. In: LENSKIJ, T. e HELFER, N. A memória e o Ensino de História. Santa Cruz do Sul: Edunisc e Anpuh, 2000.

HUYSSEN, A. O Marketing da nostalgia. Clarín, entrevista concedida em 28/04/2002.

IOKOI, Z. M. G. Contos históricos no processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos no município de Diadema. Estudos de História, v. 6, n. 1, p 143-153, 1999.

KENSKI, V. M. A memória no tempo do media. In Atrator Estranho n. 30, ano IV, 1999.

Memória e Prática docente In: BRANDÃO, C. R. (org.). As Faces da Memória. Campinas: Centro de Memória - UNICAMP, s.d.

As instituições culturais de memória na era da reprodutibilidade eletrônica. Revista Educação & Linguagem, n. 4, 2001.

LE BOTERF, G. Pesquisa participante: Propostas e reflexões metodológicas. In: BRANDÃO, C. R. (org.) Repensando a pesquisa participante. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 68 - 72.

LE GOFF, J. História e Memória. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

LEROI-GOURHAN. Le geste et la parole, la mémoire et les rythmes. Paris: Albin Michel, 1965.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência; o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.

A inteligência coletiva.2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

Cibercultura. S. Paulo: Editora 34, 1999.

LOBÃO, E. C. Sobre a questão da escrita em Platão: algumas reflexões. São Paulo, 2000. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - PUC/SP.

LYOTARD, J-F. A condição Pós-Moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

MARCONDES F.º, C. Pensar-Pulsar: cultura comunicacional, tecnologias, velocidade. São Paulo: Edições NTC, 1996.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MEMÓRIA Anamnese e Lembrança. Atrator Estranho/Grupo de estudos nova teoria Comunicação. n. 30, ano IV, 1999.

MENDONÇA, M. L. Identidade, cultura e ação social: idéias e práticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXIII, 2000, .
http://www.intercom.org.br/papers/xxiii-ci/gt12/art-gt12.html., acessado em setembro de 2002

MENESES, A. B. M. Memória: matéria e mimese. In: BRANDÃO, C. R. (org.). As Faces da Memória. Campinas: Centro de Memória - UNICAMP, s.d.

MENESES, U. T. B. A crise da Memória, História e Documento: reflexões para um tempo de transformações. In: Arquivos, Patrimônio e Memória, Trajetórias e Perspectivas. São Paulo: Editora da Unesp, 1999.

MINISTÉRIO da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Fundamental, 1a à 4a séries e 5a à 8a séries, História, 1997.

MORÁN, J. M. Mudanças na Comunicação Pessoal. São Paulo: Paulinas, 1998.

Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. São Paulo, 2000. www.eca.usp/prof/Morán.

Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais. In: BEHRENS, M., MASETTO, M. e MORÁN, J. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2001.

NEGROPONTE, N. Vida Digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

NORA, P. Les Lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984, v. 1.

NIKITIUK, S. M. L. Um processo coletivo de formação continuada pelos caminhos da história local. São Paulo, 2000, 176 pg. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, USP.

OROZCO, G. Professores e meios de comunicação: desafios e estereótipos. Revista Comunicação e Educação, n.10, p.57-68, set./dez. 1997.

PAPERT, S. A máquina das crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

PARADA, M. B. e VIANNA, A. R. B. Infância e nação em desfile: o desfile da juventude e a hora da independência 1936/1937. In: http://www.ifcs.ufrj.br/tempo/mauricioparada2.html., acessado em novembro de 2002.

PARENTE, A. Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

PERES, S. O PNLD brasileiro como estratégia de controle social sobre o ensino de História no contexto do Mercosul: entre o risco e a necessidade. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25, 2002, Caxambu. In: http://www.anped.org.br/25/programacaogts/programacaogt13.doc, acessado em dezembro de 2002

PERROTTI, E. Infância, Cultura e Leitura. In: Confinamento Cultural, Infância e Leitura. São Paulo: Summus, 1990.

Confinamento Cultural, Infância e Leitura. São Paulo: Summus, 1990.

PETITAT, A. Produção da Escola Produção da Sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PLATÃO. Diálogos - Mênon, Banquete, Fedro. Rio de janeiro: Editora Tecnoprint S.A, 1968.

Fedro ou da Beleza. 5. ed. Lisboa: Guimarães Editores, 1994.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, v. 5, n.10, 1992.

Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, v. 2, n. 3, 1989.

PORTAL Brasileiro de Filosofia - http://www.filosofia.pro.br/curso/bergson.htm.

RHEINGOLD, H. A Comunidade Virtual. Lisboa: Gradiva, 1996.

RODRIGUES, J. H. Teoria da História do Brasil (Introdução Metodológica). São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1979.

ROSE, S. The Making of Memory. Londres: Bantam Press, 1992.

SANTOS, M. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

SCHWARTZ, L. K. M. A Era dos museus no Brasil (1870-1930). Polvo é povo; Molusco também é gente. São Paulo: IDESP, série História das Ciências Sociais, n. 6, 1988.

SILVA, C. A. F. A dimensão socioespacial do Ciberespaço: Uma Nota. In: www.tamandare.g12.br/indexciber.htm, acessado em outubro de 2002

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SMOLKA, A. L. B. Linguagem e conhecimento na sala de aula: modos de inscrição das práticas cotidianas na memória coletiva e individual. ENCONTRO SOBRE LINGUAGEM, CULTURA E COGNIÇÃO. Anais do Encontro sobre Linguagem, Cultura e Cognição. Belo Horizonte: UFMG/FE-UNICAMP, março de 1997.

A memória em questão: uma perspectiva histórico-cultural. Educação e Sociedade, ano XXI, n.71, julho de 2000, p. 166-193.

SOARES, M. Linguagem e escola. São Paulo: Ática, 1986.

SOUZA, M. C. C. C. Escola e Memória. Bragança Paulista: EDUSF, 2000.

VIDAL, D. G. Por uma pedagogia do olhar: os museus escolares no fim do século XIX. In: A memória e a sombra: a escola brasileira entre o Império e a República. Belo Horizonte/São Paulo: Editora Autêntica/ Faculdade de Educação USP, 1999.

THIOLLENT, M. Notas para o debate sobre pesquisa ação. In: BRANDÃO, C. R. (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1987.

VIDIGAL, L. Os testemunhos orais na escola História oral e projectos pedagógicos. Lisboa: Edições Asa, 1996

ZALI, A. e BERTHIER, A. L'Aventure des écritures - Naissances, Paris: Bibliothèque Nationale de France, 1997.


Nenhum comentário: