Fonte: INEP - O Ministério de Educação, em parceria com o Inep, acaba de disponibilizar um novo sistema de consulta a indicadores demográficos e populacionais . Clique aqui para acessar. O novo sistema permite que se construa, num só clique, o perfil da população e da rede de ensino em cada um dos municípios brasileiros.
SAO PAULO - SP
Este conjunto de doze tabelas traz informações sobre população, Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Desenvolvimento da Infância (IDI) e taxa de analfabetismo. Há ainda o número de escolas e matrículas em cada nível de ensino da educação básica oferecida no município, e também quantas instituições de ensino superior existem no local.
Especificamente sobre a rede municipal, são apresentadas as taxas de escolarização nos ensinos fundamental e médio, resultados da Prova Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com as informações também é possível saber se no município há escolas localizadas em área rural, assentamento, áreas remanescentes de quilombos e comunidades indígenas, bem como obter as taxas de aprovação, reprovação e abandono por série, distorção idade-série e distorção idade-conclusão, além do número de matrículas em Programas de Correção de Fluxo, média de alunos por turma, média diária de horas/aula e a relação matrícula/função docente. Os indicadores cuja fonte dos dados não é indicada nas tabelas foram gerados pelo Inep.
Tabela 1. Informações sobre o município | |||||||
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População(1) | PIB (R$) (2) | IDH (3) | IDI (4) | Taxa analfabetismo (%) (1) | |||
Urbana | Rural | Total | População de 10 a 15 anos | População de 15 anos ou mais | |||
Fonte: (1) IBGE - 2000; (2) IBGE - 2003; (3) Índice de Desenvolvimento Urbano - UNESCO - 2000; (4) Índice de Desenvolvimento da Infância - Unicef - 2004 | |||||||
9.010.991 | 543.755 | 9.554.746 | 147.000.000,0 | 0,84 | 0,80 | 1,8 | 4,9 |
Tabela 2. Número de estabelecimentos de ensino por categoria administrativa - 2006 | |||||||||||||
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Número de Escolas - Educação Básica | Número de IES | ||||||||||||
Privadas | Federais | Municipais | Estaduais | Total | Total Geral | Pública | Privada | Total | |||||
U | R | U | R | U | R | U | R | U | R | ||||
Legenda: U - Zona Urbana; R - Zona Rural; IES - Instituições de Ensino Superior | |||||||||||||
3.203 | 6 | 1 | 0 | 1.303 | 2 | 1.154 | 5 | 5.661 | 13 | 5.674 | 6 | 140 | 146 |
Tabela 3. Taxa de escolarização líquida (%) | |
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Ensino Fundamental | Ensino Médio |
Dados: IBGE 2000; Tabulação: Inep/MEC | |
92,8 | 54,2 |
Tabela 4. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2005 | |||||||||||||
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Ensino Fundamental Anos Iniciais | Ensino Fundamental Anos Finais | Ensino Médio | |||||||||||
Brasil | |||||||||||||
Total | 3,8 | 3,5 | 3,4 | ||||||||||
Urbano | 4,0 | ||||||||||||
Rural | 2,7 | ||||||||||||
Rede Pública | 3,6 | 3,2 | 3,1 | ||||||||||
Rede Federal | 6,4 | 6,3 | 5,6 | ||||||||||
Rede Estadual | 3,9 | 3,3 | 3,0 | ||||||||||
Rede Municipal | 3,4 | 3,1 | 2,9 | ||||||||||
Rede Privada | 5,9 | 5,8 | 5,6 | ||||||||||
Rede Estadual do seu Estado | 4,5 | 3,8 | 3,3 | ||||||||||
Rede Estadual do seu Município | 4,6 | 3,8 | |||||||||||
Rede Municipal do seu Município | 4,1 | 4,1 |
Tabela 5. Informações gerais - 2006 |
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Rede Municipal de Ensino |
Apresenta escola em zona rural: Sim (X ) Não ( ) |
Apresenta escola em área de assentamento: Sim () Não (X) |
Apresenta escola em área remanescente de quilombo: Sim () Não (X) |
Apresenta escola em área de comunidade indígena: Sim (X) Não () |
Tabela 6. Distribuição de estabelecimentos, matrículas e funções docentes por localização, duração do turno e formação - rede municipal - 2006 | |||||||||||||||||||
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Nível | Número de Estabelecimentos de Ensino | Matrículas por turno | Funções Docentes | ||||||||||||||||
Urbana | Rural | Total | Urbana | Rural | Total Geral | C/FS | C/EM | S/EM | Total | ||||||||||
D-4 | D+4 | N-4 | N+4 | T | D-4 | D+4 | N-4 | N+4 | T | ||||||||||
D-4: Diurno (início das aulas antes das 17 horas) - menos de 4 horas/aula/dia LEGENDA PARA FUNÇÕES DOCENTES: C/FS: Com formação superior
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Creche | 348 | 1 | 349 | 0 | 27.353 | 0 | 0 | 27.353 | 0 | 172 | 0 | 0 | 172 | 27.525 | 1.112 | 4.572 | 3 | 5.687 | |
Pré-escola | 790 | 0 | 790 | 0 | 285.444 | 0 | 0 | 285.444 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 285.444 | 8.069 | 1.793 | 0 | 9.862 | |
Ensino Fundamental - Anos Iniciais | 464 | 1 | 465 | 0 | 289.494 | 0 | 0 | 289.494 | 0 | 484 | 0 | 0 | 484 | 289.978 | 9.451 | 968 | 0 | 10.419 | |
Ensino Fundamental - Anos Finais | 450 | 0 | 450 | 0 | 258.230 | 0 | 2.242 | 260.472 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 260.472 | 12.143 | 48 | 0 | 12.191 | |
Classe Multidisciplinar | 0 | 0 | 0 | ||||||||||||||||
Ensino Médio | 8 | 0 | 8 | 0 | 1.314 | 0 | 1.968 | 3.282 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3.282 | 141 | 0 | 0 | 141 |
Tabela 7. Condições de oferta municipal - rede municipal - 2006 | |||||||||||||
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Indicador | Creche | Pré-escola | Ensino Fundamental Anos Iniciais | Ensino Fundamental Anos Finais | Ensino Médio | ||||||||
U | R | U | R | U | R | U | R | U | R | ||||
Legenda: U - Zona Urbana; R - Zona Rural | |||||||||||||
Média de alunos por turma | 10,0 | 10,8 | 32,0 | 35,1 | 34,6 | 35,5 | 34,5 | ||||||
Média de hora - aula diária | 11,8 | 12,0 | 4,6 | 4,1 | 4,0 | 4,2 | 4,4 | ||||||
Relação Matrícula/Função Docente | 4,8 | 7,2 | 28,9 | 27,8 | 34,6 | 21,4 | 23,3 |
Tabela 8. Taxa de rendimento (%) - rede municipal | |||||||||||||
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Fase/Nível | Taxa Aprovação | Taxa Reprovação | Taxa Abandono | ||||||||||
U | R | T | U | R | T | U | R | T | |||||
Legenda: U - Zona Urbana; R - Zona Rural | |||||||||||||
1ª série / 2º ano | 2001 | 94,7 | 94,7 | 2,1 | 2,1 | 3,2 | 3,2 | ||||||
2005 | 96,5 | 96,5 | 2,1 | 2,1 | 1,4 | 1,4 | |||||||
2ª série / 3º ano | 2001 | 97,0 | 97,0 | 1,4 | 1,4 | 1,6 | 1,6 | ||||||
2005 | 98,1 | 98,1 | 1,5 | 1,5 | 0,4 | 0,4 | |||||||
3ª série / 4º ano | 2001 | 97,2 | 97,2 | 1,3 | 1,3 | 1,5 | 1,5 | ||||||
2005 | 98,3 | 98,3 | 1,4 | 1,4 | 0,3 | 0,3 | |||||||
4ª série / 5º ano | 2001 | 85,8 | 85,8 | 12,5 | 12,5 | 1,7 | 1,7 | ||||||
2005 | 87,6 | 87,6 | 12,0 | 12,0 | 0,4 | 0,4 | |||||||
5ª série / 6º ano | 2001 | 95,2 | 95,2 | 2,7 | 2,7 | 2,1 | 2,1 | ||||||
2005 | 96,5 | 96,5 | 2,9 | 2,9 | 0,6 | 0,6 | |||||||
6 série / 7º ano | 2001 | 94,7 | 94,7 | 2,7 | 2,7 | 2,6 | 2,6 | ||||||
2005 | 95,7 | 95,7 | 3,5 | 3,5 | 0,8 | 0,8 | |||||||
7ª série - 8º ano | 2001 | 93,5 | 93,5 | 3,5 | 3,5 | 3,0 | 3,0 | ||||||
2005 | 95,0 | 95,0 | 3,9 | 3,9 | 1,1 | 1,1 | |||||||
8ª série / 9º ano | 2001 | 86,4 | 86,4 | 9,6 | 9,6 | 4,0 | 4,0 | ||||||
2005 | 86,0 | 86,0 | 11,9 | 11,9 | 2,1 | 2,1 | |||||||
Ensino Médio | 2001 | 87,3 | 87,3 | 8,1 | 8,1 | 4,6 | 4,6 | ||||||
2005 | 83,9 | 83,9 | 14,1 | 14,1 | 2,0 | 2,0 |
Tabela 9. Resultados da Prova Brasil 2005 - rede municipal | |||||||||||||
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Fase/Nível | Matrícula (urbana) | Nº participantes (Prova Brasil) | Matemática | Língua Portuguesa | Padronização Matemática | Padronização Língua Portuguesa | |||||||
4ª série | 82.615 | 76.084 | 172,79 | 166,36 | 4,30 | 4,27 | |||||||
8ª série | 58.836 | 43.189 | 238,66 | 226,48 | 4,62 | 4,22 |
Tabela 10. Distorção idade-série (%) - rede municipal | |||||||||||||
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Fase/Nível | Ano | Urbana | Rural | Total | |||||||||
1ª série / 2º ano | 2001 | 3,9 | 3,9 | ||||||||||
2005 | 2,7 | 2,7 | |||||||||||
2ª série / 3º ano | 2001 | 5,9 | 5,9 | ||||||||||
2005 | 4,1 | 4,1 | |||||||||||
3ª série / 4º ano | 2001 | 8,9 | 8,9 | ||||||||||
2005 | 5,8 | 5,8 | |||||||||||
4ª série / 5º ano | 2001 | 24,3 | 24,3 | ||||||||||
2005 | 16,5 | 16,5 | |||||||||||
5ª série / 6º ano | 2001 | 25,4 | 25,4 | ||||||||||
2005 | 16,6 | 16,6 | |||||||||||
6ª série / 7º ano | 2001 | 24,4 | 24,4 | ||||||||||
2005 | 18,7 | 18,7 | |||||||||||
7ª série / 8º ano | 2001 | 26,6 | 26,6 | ||||||||||
2005 | 18,0 | 18,0 | |||||||||||
8 série - 9 ano | 2001 | 31,1 | 31,1 | ||||||||||
2005 | 21,6 | 21,6 | |||||||||||
Ensino Médio | 2001 | 25,7 | 25,7 | ||||||||||
2005 | 31,7 | 31,7 |
Tabela 11. Distorção idade-conclusão (%) - rede municipal | |||||||||||||
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Localização | Ensino Fundamental | Ensino Médio | |||||||||||
2001 | 2005 | 2001 | 2005 | ||||||||||
Urbana | 26,9 | 61,4 | 41,4 | 25,8 | |||||||||
Rural | 38,3 | ||||||||||||
Total | 27,0 | 61,4 | 41,4 | 25,8 |
Tabela 12. Matrículas em Programas de Correção de Fluxo e alunos reclassificados no Ensino Fundamental- rede municipal 2005 | |||||||||||||
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Nível | Matrículas em programa de correção de fluxo (classe de aceleração) | Quantidade de alunos reclassificados no Ensino Fundamental | |||||||||||
Ensino Fundamental - Anos Iniciais | 0 | 174 | |||||||||||
Ensino Fundamental - Anos Finais | 0 | 537 | |||||||||||
Total | 0 | 711 |
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