sábado, setembro 08, 2007

Sistema facilita acesso ao perfil educacional e de população em cada município do País

COMENTÁRIO MOISÉS BASÍLIO: Abaixo, os números da educação escolar do município de São Paulo retirados do novo sistema de consultas do INEP. São dados interessantes para pensar a escola em nossa cidade. Axé!

Fonte: INEP - O Ministério de Educação, em parceria com o Inep, acaba de disponibilizar um novo sistema de consulta a indicadores demográficos e populacionais . Clique aqui para acessar. O novo sistema permite que se construa, num só clique, o perfil da população e da rede de ensino em cada um dos municípios brasileiros.

IndicadoresSAO PAULO - SP

Este conjunto de doze tabelas traz informações sobre população, Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Desenvolvimento da Infância (IDI) e taxa de analfabetismo. Há ainda o número de escolas e matrículas em cada nível de ensino da educação básica oferecida no município, e também quantas instituições de ensino superior existem no local.

Especificamente sobre a rede municipal, são apresentadas as taxas de escolarização nos ensinos fundamental e médio, resultados da Prova Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com as informações também é possível saber se no município há escolas localizadas em área rural, assentamento, áreas remanescentes de quilombos e comunidades indígenas, bem como obter as taxas de aprovação, reprovação e abandono por série, distorção idade-série e distorção idade-conclusão, além do número de matrículas em Programas de Correção de Fluxo, média de alunos por turma, média diária de horas/aula e a relação matrícula/função docente. Os indicadores cuja fonte dos dados não é indicada nas tabelas foram gerados pelo Inep.



Tabela 1. Informações sobre o município
População(1) PIB (R$)
(2)
IDH
(3)
IDI
(4)
Taxa analfabetismo (%) (1)
Urbana Rural Total População de
10 a 15 anos
População de
15 anos ou mais
Fonte: (1) IBGE - 2000; (2) IBGE - 2003; (3) Índice de Desenvolvimento Urbano - UNESCO - 2000; (4) Índice de Desenvolvimento da Infância - Unicef - 2004
9.010.991 543.755 9.554.746 147.000.000,0 0,84 0,80 1,8 4,9

Tabela 2. Número de estabelecimentos de ensino por categoria administrativa - 2006
Número de Escolas - Educação Básica Número de IES
Privadas Federais Municipais Estaduais Total Total Geral Pública Privada Total
U R U R U R U R U R
Legenda: U - Zona Urbana; R - Zona Rural; IES - Instituições de Ensino Superior
3.203 6 1 0 1.303 2 1.154 5 5.661 13 5.674 6 140 146

Tabela 3. Taxa de escolarização líquida (%)
Ensino Fundamental Ensino Médio
Dados: IBGE 2000; Tabulação: Inep/MEC
92,8 54,2

Tabela 4. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2005
Ensino Fundamental
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Anos Finais
Ensino Médio
Brasil
Total 3,8 3,5 3,4
Urbano 4,0
Rural 2,7
Rede Pública 3,6 3,2 3,1
Rede Federal 6,4 6,3 5,6
Rede Estadual 3,9 3,3 3,0
Rede Municipal 3,4 3,1 2,9
Rede Privada 5,9 5,8 5,6
Rede Estadual do seu Estado 4,5 3,8 3,3
Rede Estadual do seu Município 4,6 3,8
Rede Municipal do seu Município 4,1 4,1

Tabela 5. Informações gerais - 2006
Rede Municipal de Ensino
Apresenta escola em zona rural: Sim (X ) Não ( )
Apresenta escola em área de assentamento: Sim () Não (X)
Apresenta escola em área remanescente de quilombo: Sim () Não (X)
Apresenta escola em área de comunidade indígena: Sim (X) Não ()

Tabela 6. Distribuição de estabelecimentos, matrículas e funções docentes por localização, duração do turno e formação - rede municipal - 2006
Nível Número de
Estabelecimentos de Ensino
Matrículas por turno Funções Docentes
Urbana Rural Total Urbana Rural Total Geral C/FS C/EM S/EM Total
D-4 D+4 N-4 N+4 T D-4 D+4 N-4 N+4 T


LEGENDA PARA MATRÍCULAS POR TURNO:

D-4: Diurno (início das aulas antes das 17 horas) - menos de 4 horas/aula/dia
D+4: Diurno (início das aulas antes das 17 horas) - 4 horas/aula/dia ou mais
N-4: Noturno (início das aulas a partir das 17 horas) - menos de 4 horas/aula/dia
N+4: Noturno (início das aulas a partir das 17 horas) - 4 horas/aula/dia ou mais

LEGENDA PARA FUNÇÕES DOCENTES:

C/FS: Com formação superior
C/EM: Com ensino médio
S/EM: Sem ensino médio

Creche 348 1 349 0 27.353 0 0 27.353 0 172 0 0 172 27.525 1.112 4.572 3 5.687
Pré-escola 790 0 790 0 285.444 0 0 285.444 0 0 0 0 0 285.444 8.069 1.793 0 9.862
Ensino Fundamental - Anos Iniciais 464 1 465 0 289.494 0 0 289.494 0 484 0 0 484 289.978 9.451 968 0 10.419
Ensino Fundamental - Anos Finais 450 0 450 0 258.230 0 2.242 260.472 0 0 0 0 0 260.472 12.143 48 0 12.191
Classe Multidisciplinar 0 0 0
Ensino Médio 8 0 8 0 1.314 0 1.968 3.282 0 0 0 0 0 3.282 141 0 0 141

Tabela 7. Condições de oferta municipal - rede municipal - 2006
Indicador Creche Pré-escola Ensino Fundamental
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Anos Finais
Ensino Médio
U R U R U R U R U R
Legenda: U - Zona Urbana; R - Zona Rural
Média de alunos por turma 10,0 10,8 32,0 35,1 34,6 35,5 34,5
Média de hora - aula diária 11,8 12,0 4,6 4,1 4,0 4,2 4,4
Relação Matrícula/Função Docente 4,8 7,2 28,9 27,8 34,6 21,4 23,3

Tabela 8. Taxa de rendimento (%) - rede municipal
Fase/Nível Taxa Aprovação Taxa Reprovação Taxa Abandono
U R T U R T U R T
Legenda: U - Zona Urbana; R - Zona Rural
1ª série / 2º ano 2001 94,7 94,7 2,1 2,1 3,2 3,2
2005 96,5 96,5 2,1 2,1 1,4 1,4
2ª série / 3º ano 2001 97,0 97,0 1,4 1,4 1,6 1,6
2005 98,1 98,1 1,5 1,5 0,4 0,4
3ª série / 4º ano 2001 97,2 97,2 1,3 1,3 1,5 1,5
2005 98,3 98,3 1,4 1,4 0,3 0,3
4ª série / 5º ano 2001 85,8 85,8 12,5 12,5 1,7 1,7
2005 87,6 87,6 12,0 12,0 0,4 0,4
5ª série / 6º ano 2001 95,2 95,2 2,7 2,7 2,1 2,1
2005 96,5 96,5 2,9 2,9 0,6 0,6
6 série / 7º ano 2001 94,7 94,7 2,7 2,7 2,6 2,6
2005 95,7 95,7 3,5 3,5 0,8 0,8
7ª série - 8º ano 2001 93,5 93,5 3,5 3,5 3,0 3,0
2005 95,0 95,0 3,9 3,9 1,1 1,1
8ª série / 9º ano 2001 86,4 86,4 9,6 9,6 4,0 4,0
2005 86,0 86,0 11,9 11,9 2,1 2,1
Ensino Médio 2001 87,3 87,3 8,1 8,1 4,6 4,6
2005 83,9 83,9 14,1 14,1 2,0 2,0

Tabela 9. Resultados da Prova Brasil 2005 - rede municipal
Fase/Nível Matrícula
(urbana)
Nº participantes
(Prova Brasil)
Matemática Língua Portuguesa Padronização Matemática Padronização Língua Portuguesa
4ª série 82.615 76.084 172,79 166,36 4,30 4,27
8ª série 58.836 43.189 238,66 226,48 4,62 4,22

Tabela 10. Distorção idade-série (%) - rede municipal
Fase/Nível Ano Urbana Rural Total
1ª série / 2º ano 2001 3,9 3,9
2005 2,7 2,7
2ª série / 3º ano 2001 5,9 5,9
2005 4,1 4,1
3ª série / 4º ano 2001 8,9 8,9
2005 5,8 5,8
4ª série / 5º ano 2001 24,3 24,3
2005 16,5 16,5
5ª série / 6º ano 2001 25,4 25,4
2005 16,6 16,6
6ª série / 7º ano 2001 24,4 24,4
2005 18,7 18,7
7ª série / 8º ano 2001 26,6 26,6
2005 18,0 18,0
8 série - 9 ano 2001 31,1 31,1
2005 21,6 21,6
Ensino Médio 2001 25,7 25,7
2005 31,7 31,7

Tabela 11. Distorção idade-conclusão (%) - rede municipal
Localização Ensino Fundamental Ensino Médio
2001 2005 2001 2005
Urbana 26,9 61,4 41,4 25,8
Rural 38,3
Total 27,0 61,4 41,4 25,8

Tabela 12. Matrículas em Programas de Correção de Fluxo e alunos reclassificados no Ensino Fundamental- rede municipal 2005
Nível Matrículas em programa de correção de fluxo (classe de aceleração) Quantidade de alunos reclassificados no Ensino Fundamental
Ensino Fundamental - Anos Iniciais 0 174
Ensino Fundamental - Anos Finais 0 537
Total 0 711

Nenhum comentário: