quarta-feira, fevereiro 11, 2009

8 de Março - Origem e significado

COMENTÁRIOS DO MOISÉS: Recebi a mensagem abaixo do NPC - Núcleo Piratininga de Comunicaçao - http://www.piratininga.org.br/ - , do meu grande amigo e velho companheiro de lutas Vito Giannotti, divulgando uma nova edição da cartilha sobre as origens do 8 de Março. Como militante e como professor de História do ensino fundamental, confesso que me surpreendi quando li esse texto pela primeira vez, por volta de 2003 ou 2004. O texto é polêmico, pois questiona a versão tradicional do significado do dia internacional da mulheres. Embora lide com as questões da historiografia há anos, exemplo como esse ainda surpreende. Axé!


Já está disponível mais uma edição da Cartilha 8 de Marçocapa

Quais os acontecimentos que levaram a marcar o 8 de março como dia de luta mundial das mulheres? Como surgiu a história das 129 mulheres queimadas vivas, em Nova Iorque, no ano de 1857, numa fábrica que nunca existiu, numa data inventada? E quais os interesses de se criar este mito? Para responder essas perguntas, no ano passado o NPC fez nova edição do Caderno O Dia da Mulher nasceu das Mulheres Socialistas – lançado pela primeira vez em 2004.

A cartilha mostra a origem histórica deste dia, no começo do século XX: a luta de milhões de mulheres socialistas com a contribuição de outras mulheres que limitavam suas lutas à conquista do direito de voto. O dia 8 de Março foi consagrado por uma greve de operárias russas em 1917 que, sem o prever, foi o estopim da grande Revolução Russa. Logo em seguida, em 1919, a 3ª Internacional declarou este dia como o dia mundial da luta das mulheres.

Esta origem do dia não agradava a social-democratas, burgueses e anticomunistas em geral. Era preciso criar outra história. E foi criada. O texto, se apoiando em muitas fontes bibliográficas, desmistifica a história que todos nós já ouvimos, escrevemos ou até contamos para nossos filhos. O caderno gera debates e é útil para fazer avançar a consciência e a luta de mulheres e homens contra a exploração da mulher e toda a sociedade machista.

Os interessados em adquirir esta publicação devem entrar em contato com o NPC. Tel. (21) 2220-5618 ou npiratininga@uol.com.br. Quem quiser palestras sobre o tema deverá agendar com bastante antecedência.

Nenhum comentário: