domingo, junho 30, 2013

ANTONIO GRAMSCI - OS DIAS DO CÁRCERE

Por Moisés Basílio

O italiano Antonio Gramsci foi um autor seminal em minha formação. Meus primeiros contatos com sua obra foi através das reflexões  que fazíamos nos grupos de jovens da Igreja Católica em meados dos anos 70. Líamos trechos de suas obras e cartilhas que utilizavam alguns de seus conceitos para interpretar a realidade, como os conceitos de hegemonia, bloco histórico e de intelectual orgânico. Também participava de debates com estudiosos que a partir do pensamento de Gramsci procuravam iluminar o estudo da realidade de então. 

Diante de um marxismo fossilizado por uma leitura stalinismo, para nós que fazíamos a crítica de esquerda ao socialismo real capitaneado pela URSS, ler Gramsci era um oásis. Uma leitura que dava asas para o pensamento de esquerda sair dos dilemas impostos pela guerra fria e criatividade para a ação em tempos bicudos

Depois fui encontrar Gramsci no meu curso de graduação e pude estudá-lo com maior profundidade e compreender a importância de seus pensamento no campo das Ciências Sociais, e em especial na Ciência Política. Favoreceu a difusão de seu pensamento entre nós a edição de boa parte de suas obras no Brasil nos anos 80, o que levou um aumento da audiência de seu pensamento no mundo acadêmico brasileiro. 

Longe das leituras da moda, o pensamento de Antonio Gramsci continua vivo e fecundo. E é sempre bom poder revisitá-lo, seja lendo seus escritos na fonte, ou através de outras leituras como a feita por esse filme de 1977, que ainda não vi e que portanto para mim ainda é novidade. 
__________________________________________


Fonte: Sítio da Versátil Filmes - http://www.dvdversatil.com.br/antonio-gramsci-os-dias-do-carcere-lancamento/
os dias do carcere
Clique para ampliar
A Versátil apresenta o inédito Antonio Gramsci – Os dias do cárcere, cinebiografia do filósofo marxista Antonio Gramsci (1891-1937), um dos mais influentes pensadores do século XX. A direção é do renomado cineasta Lino Del Fra e o ator Riccardo Cucciolla (Sacco & Vanzetti) tem uma interpretação memorável no papel principal.
O filme se concentra nos anos em que Gramsci esteve preso, vítima da perseguição do regime fascista de Benito Mussolini. Acompanhamos a relação de Gramsci com os outros presos políticos, a sua posição crítica ao stalinismo, o célebre rompimento com Palmiro Togliatti, do partido comunista italiano, e, principalmente, a criação dos Cadernos do Cárcere, sua monumental obra de ciência política, que analisa a relação entre o Estado e a sociedade civil.


Título: Antonio Gramsci – Os Dias do Cárcere
Título original: Antonio Gramsci – I Giorni del Carcere
País de produção: Itália
Ano de produção: 1977
Gênero: Drama
Direção: Lino Del Fra
Elenco: Riccardo Cucciolla, Paolo Bonacelli, Andrea Aureli, Pino Ammendola, Lea Massari, Mimsy Farmer, Franco Graziosi, Biagio Pelligra
Idioma: Italiano
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legendas: Português
Formato de tela: Widescreen anamórfico 1.78:1
Tempo de duração: 122 min.
Região: 4
Cor: Colorido
Faixa etária: 14 anos
Extras: Trailers
Código de barras: 789523319470-0

2 comentários:

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Um dado importante do pensamento de Gramsci, que analisou o sentido das relações políticas como uma busca de hegemonia pela via da obtenção de consensos, é que ele afirmava que a verdadeira revolução não seria conquistada com ativismos explosivos imediatistas. Segundo ele, era preciso educar ANTES o povo para o auto-governo, ou se estaria fadado ao insucesso. Revolução, também diz ele, não se faz só com vanguardas ...
Abraço

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Ressaltando ainda que viveu todos esses anos de cárcere, onde escreveu boa parte de sua obra, sob o fascismo de Mussolini: grêmios fechados, sindicatos sob controle, imprensa amordaçada, etc.