sábado, abril 05, 2014

ADEUS AO GRANDE MEDIEVALISTA LE GOFF

Por Moisés Basílio

Li alguns livros e também muitos capítulos em cópia - vício de nossas faculdades - do Le Goff durante minha formação acadêmica, fiz trabalhos escolares, discussões em salas de aula, mas foram nos incontáveis diálogos com os amigos e professores, muitos deles regados com cervejas, vinhos etc. nos bares da vida, sobre as coisas das História e da Historiografias que me fizeram entrar n'alma as ideias do mestre Le Goff sobre as coisas da Idade Média. 

Depois Le Goff continuou a me acompanhar com sua farta bibliografia durante os anos 17 anos em que exerci continuamente o magistério de professor de História na escola de educação básica, nos cursinhos preparatórios para os vestibulares e também em várias palestras gerais que ministrei nesse mundo afora. 

E agora, nesse momento da vida quando a História já não é mais meu instrumento de trabalho cotidiano, mas sim meu deleite diário, volta e meia me vejo diante de algum livro seu que ainda não li, ou frente um novo lançamento. Por isso, nesse primeiro de abril um sentimento de tristeza bateu em mim ao saber de sua morte. Axé Le Goff!
___________________________________________________________

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo - 01 de abril de 2014 | 10h 47  http://www.estadao.com.br/noticias/arte-e-lazer,historiador-jacques-le-goff-morre-aos-90-anos,1147726,0.htm  

Historiador Jacques Le Goff morre aos 90 anos

Ele era uma das principais referências da antropologia medieval


O historiador francês especializado na Idade Média Jacques Le Goff, um dos idealizadores da corrente conhecida como "Nova História", morreu nesta segunda-feira, 31, de acordo com a família. Le Goff dedicou boa parte de sua carreira à antropologia medieval, disciplina que enriqueceu ao abordar todos os aspectos da vida em sociedade. 
Dentro da tradição dos grandes historiadores franceses, não hesitava em sair de sua especialidade para opinar sobre temas atuais. Nascido em 1º de janeiro de 1924, o historiador sucedeu Fernand Braudel na direção da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em 1972. A partir dos anos 70 foi um dos pais do movimento "Nova História", com uma reflexão sobre a profissão do historiador em ensaios como "Faire de l'histoire" (1986, Fazer História, com Pierre Nora) ou "Histoire et mémoire" (História e memória, 1988).
Dois de seus livros foram lançados recentemente no Brasil, A Idade Média e o Dinheiro (Ed. Civilização Brasileira) e Homens e Mulheres da Idade Média (Ed. Estação Liberdade), tema de reportagem do Caderno 2 no último sábado, 29. No primeiro, ele retrata o nascimento do capitalismo através da religião cristã, enquanto no segundo Le Goff disseca o imaginário do homem medieval, tendo como fio condutor santos, heróis e figuras mitológicas. (Com informações da AFP)
Veja uma resenha dos dois mais recentes livros do Le Goff lançados no Brasil:

Nenhum comentário: