terça-feira, agosto 07, 2012

INTERAÇÕES ENTRE O RACISMO NORTE-AMERICANO E O BRASILEIRO: O CASO DO NÃO CASAMENTO DE NEGROS NA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE CRISTAL SPRINGS


Comentários de Moisés Basílio:
O racismo na História geral da humanidade se constituiu como ideologia, num plano macro e geral, que divide os seres humanos em raças diferentes e faz uma classificação hierárquica delas. As fontes em que se baseiam as ideologias racistas ao longo e ao largo da História são múltiplas: Religiosas, políticas, culturais, científicas, econômicas, étnicas etc.
                O caso de racismo noticiado pela BBC sobre a proibição de um casamento numa igreja Batista na cidade de Crystal Springs, estado do Mississipi, EUA, tem sua singularidade num evento religioso de uma igreja de matriz cristã, protestante, evangélica, dos Estados Unidos. O interessante é ver as ligações e interações dessa singularidade local da notícia com as outras realidades sociais onde também se manifestam as práticas sociais racistas.
                Por exemplo, poderíamos fazer um exercício de transpor a questão enfrentada pelo casal Charles e Te’Andrea Wilson para o contexto da cidade de S. Paulo. Se eles escolhessem um templo de qualquer confissão religiosa para realizar o seu casamento enfrentariam a mesma resposta, ou seja, objeções explicitas pelo fato de serem negros?
            Dado ao consenso político, cultural e social consolidado na sociedade brasileira dificilmente receberiam um resposta como receberam em Crystal Springs. Mas diante disso não podemos concluir a priori que a resposta não teria a mesma natureza racista americana. O nosso racismo é velado e usaria de outras artimanhas para no fundo aplicar a mesma sanção baseada em conceitos racistas.
            Por outro lado, um aspecto importante dessa notícia é a indignação do casal e a repercussão do acontecimento em escala global. O que era até então considerado como normal ou natural na pequena comunidade de cerca de 5 mil habitantes de Crystal Springs, onde o censo norte-americano classifica a população com sendo de 55% negros e 45 brancos, passa a ser questionado.
Vamos ver até quando essa igreja Batista local, que desde a sua fundação no século XIX não permite casamento de negros no local, vai continuar a praticar esse racismo explicito.
Uma observação final: A notícia se espalhou pela Internet via as agências internacionais de notícias e foram replicadas em vários sítios e canais de redes sociais. Fiz uma seleção de um vídeo e três textos: Vídeo, do sítio UOL via conceituada e tradicional agência internacional de notícias francesa AFP; Texto 1, de uma grande e qualificada agência de notícias internacional, BBC-Brasil; Texto 2 de um sítio evangélico brasileira; e Texto 3, um manifesto da própria Igreja Batista publicada na página do Facebook da própria igreja, com uma tradução daquelas ditas “macarrônicas” de minha lavra, pois nem todos que vão ler dominam o inglês. Para quem quiser ler em inglês deixei o endereço eletrônico para consulta.

Vídeo sobre a noticia: Fonte: Sitio Uol/AFP, Publicado em 30/07/2012 às 22h25 - http://mais.uol.com.br/view/65k9fo807g7i/casal-de-negros-e-proibido-de-se-casar-em-igreja-dos-eua-04020D1A3562E0813326?types=A&


Pastor se nega a celebrar casamento porque os noivos são negros
A decisão caiu como uma bomba um dia antes da data prevista para a cerimônia de casamento. Charles e Te'Andrea Wilson foram impedidos de casar em uma igreja batista do Mississipi, nos Estados Unidos, porque são negros. Segundo o pastor da Igreja Batista de Crystal Springs, fiéis contrários ao casamento o ameaçaram de ser substituído por um outro religioso, caso a cerimônia acontecesse.

O pastor Stan Weatherfor, que é branco, justificou a decisão dizendo que nunca houve um casamento de negros na Primeira Igreja Batista de Crystal Springs, desde a sua criação, em 1883. "Isso nunca aconteceu aqui. Isso poderia abrir precedentes. Além disso, sofri pressão de outros fiéis para que eu não realizasse o casamento. Por isso decidi indicar uma outra igreja ao casal, onde a maioria dos fiéis é negra", afirma o pastor. Entretanto, na internet, fiéis de outras igrejas e habitantes da região se reúnem nas redes sociais para repudiar a decisão do religioso e apoiar o casal.

Para o noivo, Charles Wilson, a negação do pastor em celebrar o casamento foi um golpe muito duro. "Eu tenho uma filha de nove anos. Como posso explicar para minha filha que eu não posso me casar nesta igreja porque somos negros?", disse Wilson.

Para alguns moradores da região, a decisão tomada recentemente não é tão chocante quanto parece. "Eu me lembro mesmo do tempo em que moradores negros aqui da cidade não eram autorizados nem mesmo a entrar nesta igreja", diz um senhor negro, habitante de Crystal Springs.

Apesar do golpe duro, Charles e Te'Andrea Wilson não desistiram e casaram-se em uma outra igreja batista, um dia depois da data prevista. A cerimônia aconteceu no último dia 21 de julho.
Fonte: RFI

Pastor causa polêmica ao recusar casamento de negros
Fonte: Sítio da BBC Brasil, atualizado em  30/7/2012 - 12:42 (Brasília) 15:42 GMT - http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/07/120730_casalnrego_rc.shtml

O casal planejou o casamento por meses, mas soube do veto apenas na véspera
O pastor de uma igreja Batista no Estado americano do Mississipi causou polêmica ao recusar celebrar o casamento de um casal alegando que outros membros da congregação manifestaram objeções pelo fato de eles serem negros.
O pastor Stan Weatheford, da cidade de Crystal Springs, disse ter se surpreendido com os pedidos "de uma minoria” para que não celebrasse o matrimônio.
Charles e Te’Andrea Wilson imprimiram e enviaram, com meses de antecedência, convites para o casamento na igreja Batista.
Mas, na véspera da data, receberam um telefonema do pastor, que os comunicou da decisão.
Weatheford acabou celebrando o matrimônio do casal em outra igreja.

Futuro
À agência de notícias Associated Press, Charles disse que "minha filha de nove anos estava indo para a igreja conosco, mas como você explica para ela que não poderíamos casar porque – adivinhe, minha querida! – somos negros".
O casal costumava frequentar a igreja de Crystal Springs embora não fossem membros.
Representantes da Primeira Igreja Batista da cidade dizem que qualquer um é bem-vindo na congregação, independente da cor da pele.
A entidade disse que irá realizar consultas internas para decidir como lidar com este tipo de situação, caso volte a acontecer.
Desde o século 19, quando a igreja foi estabelecida na cidade, nenhum casal negro casou-se em suas dependências.
Os Wilson dizem que vão consultar um advogado antes de decidir seu próximo passo.


Primeira Batista Igreja Crystal Springs, Mississippi,
em 5 de agosto de 2012
Instrução de Restauração e Reconciliação,

Os membros do corpo de Cristo, conhecido como a Primeira Igreja Batista Crystal Springs, afirmamos nesse dia nossa crença imutável de que Jesus Cristo é o Senhor da Igreja. Nossa Igreja é de fato sua Igreja. Reconhecemos que ele, o Salvador, morreu por todas nós. Nosso desejo é que nossa igreja esteja aberta a todos os que desejam vir conhecê-lo, encontrá-lo e crescer junto com outras pessoas que buscam segui-lo. Também reconhecemos que a nossa Igreja, como qualquer outra igreja, é composta de pecadores, redimidos, mas falhos, santos que intencionalmente, por vezes, optam por não seguir a vontade do Senhor. 
Nos últimos dias Crystal Springs e a Primeira Igreja Batista foram o foco das atenções do mundo. Nós, a Igreja, temos a consciência de que os Hendersons e Wilsons nunca deveriam ter sido convidados a mudar seu casamento. Esta decisão errada resultou em dor e tristeza para todos. Tanto o pastor. como os envolvidos na alteração do local do casamento expressaram seus pesares e tristeza por suas ações. 
Como Igreja, queremos manifestar o nosso pedido de desculpas para Te'Andrea e Charles Wilson, pela dor que eles sofreram nas horas que antederam o seu casamento e depois. Estamos buscando perdão e reconciliação com nosso Senhor Jesus Cristo, com Te'Andrea e Charles, com os familiares e amigos de nossa comunidade em decorrência das ações e atitudes que ocorreram recentemente com Hednersons e Wilsons em nossa família da Igreja. 
Nós, membros da Primeira Igreja Batista, mantemos a posição de estarmos abertos a todas as pessoas. Nosso desejo é restaurar a Igreja para ser um farol espiritual do Senhor, fazendo sua vontade em Crystal Springs e no Mississippi. 
Em Gálatas 6:1-2, Paulo diz ao povo da Igreja, "queridos irmãos e irmãs, se um outro crente é vencido por algum pecado, vocês que são piedosos devem delicadamente e humildemente ajudar essa pessoa a voltar para o caminho certo. E tome cuidado para não cair na mesma tentação de si mesmo. Compartilhar as cargas uns dos outros e desta forma obedecer a lei de Cristo.”.
Nestes versos encontramos o espírito de Deus no trabalho deste dia. Podemos abrir nossos corações para todas as pessoas e chegar ao mundo dos que necessitam de Cristo e recebê-los para nossa Igreja e ministérios. 
Nós encorajamos o nosso pastor e os funcionários, líderes e membros, para ajudar-se mutuamente, suportar os encargos de um do outro e perdoar um ao outro para nossos defeitos e falhas. Estamos determinados a levantar uns aos outros para que as dores de ontem não impeçam que as bênçãos e as vitórias de amanhã. Comprometemo-nos a orar uns pelos outros, amar uns aos outros, e trabalhar para permitir que nossa igreja seja tudo que Cristo teria que ser e possa refletir seu amor e graça em todos os sentidos, em cada serviço e a todos. 
A Deus seja a glória.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

É uma vergonha que ainda existe racismo em 2012. Espero que todos percebam que somos todos iguais, com os mesmos direitos. Um amigo tem uma organização não-discriminação e é pensando em fazer um evento onde há diversidade. Quer comprar alimentos locais em PedidosJa