quinta-feira, setembro 11, 2008

Notícas do México

COMENTÁRIO MOISÉS BASILIO: Abaixo trecho de uma carta do inicio de setembro do meu filho Pedro que está fazendo um curso de intercâmbio no México. Axé!






Olá Pai,
aqui as coisas estao tranquilas.
Estou aproveitando para viajar com a universidade e também com as pessoas que me convidam para suas casas. Como quase todos não moram em Texcoco entonces vem gente de tudo quanto é lugar do México.
Neste fim de semana teve uma puente (feriado), pois aqui no México uma vez por ano (1 setembro) tem esclarecimentos de que o governo fez no ano anterior. Aproveitei para ir a um pueblo (sta. Maria del Monte) muito bonito onde vive uma amiga. A situacão nao é das melhores e lá me disseram que é um reflexo de como vive a maioria dos mexicanos. Comida não falta, porém não tem luxo. A diversão dos jovens nos fins de semana é beber até cair e arranjar briga. muitos pueblos estao esvaziados de homens que vão tentar a vida nos EUA. É impressionante como algumas casas das familias dessas pessoas que vão aos Estados Unidos são diferentes, isto é, grandes e com estilo estadosunidense.
Fui também em um encontro de campesinos. A situacão é a mesma do Brasil. O governo traça uma politica de producão que é mundial e financia somente quem a segue. Porém os campesinos desta comunidade (1 de maio) estao mudando a lógica e primeramente estao plantando para comer e depois para vender. Está dificil porem estao em luta. (...)