terça-feira, setembro 28, 2010

Geraldo Vandré versão 2010

Por Moisés Basilio Leal

O Vandré é um personagem emblemático. Dizem que ele foi torturado e por isso mudou o comportamento. Será?

Conheci o Geraldo Vandré em 1976 quando era office-boy na SICAM (Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais). Tinha 16 anos e meu chefe no escritório, o compositor e cantor Roberto Amaral - da marcha carnavalesca "Beijinho de boa noite", sucesso dos anos 70 - , depois de conversar com Vandré, pediu-me para datilografar alguns originais do compositor. Peguei os originais e durante uns dois dias fiz o trabalho e entreguei a ele.

Já sabia quem era o Geraldo Vandré como compositor da "Disparada", vencedora do festival da Record, mas não sabia o peso político que carregava o compositor naquela época. Eu era "apenas um rapaz latino americano, sem dinheiro no bancosem parentes importantes..."

Depois encontrei com o Vandré, nas cantorias do Cicero e amigos de juventude e nos Lps de vinil que ainda guardo (peguei do meu filho Pedro de volta, pois ele havia sequestrado todos meus vinis).

Na posse da Luiza Erundina, prefeita de SP, em 1989 , numa festa no Pacaembu, Vandré que é paraíbano compareceu e cantou uma música em homenagem à FAB - Força Áerea Brasileira -, todos estranharam.

Depois algumas noticias esparças. E hoje, mais de 30 anos depois me deparo com essa entrevista da Globo. O que aconteceu de fato com o Vandré?
Veja os vídeos:
1 parte: http://www.youtube.com/watch?v=k4sLANlH7Nk
2 parte: http://www.youtube.com/watch?v=6Wak4Z7RhFs
3 parte: http://www.youtube.com/watch?v=G49ljh-IOBM
4 parte: http://www.youtube.com/watch?v=nMTCNyN0DpA
Final:    http://www.youtube.com/watch?v=ngg1ACvUoJI&feature=channel