sexta-feira, abril 04, 2008

Carlúcio Castanha - A luta continua

Comentário Moisés Basílio: Aprendi muito com o Carlúcio durante o tempo em que militamos juntos na Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo, na região da Moóca, nos anos 80 do século passado. Uma pequena lembraça, que guardo comigo até hoje, é quanto da utilização correta das palavras. Um dia numa conversa com ele utilizei a palavra "briga", no lugar de "luta". Não me lembro bem o contexto, mas algo como a expressão "briga de classe". Com a paciência do velho militante, Carlúcio me fez entender a diferença entre a palava " luta" em seu sentido político e da palavra "briga" como desavenças entre as pessoas. Parece pouco, mas para mim, que naquela época era novato na militância, coisas assim marcavam muito. Desde aquele tempo, por ser de uma geração anterior a minha, a figura do Carlúcio sempre esteve no meu panteão dos heróis da luta das classes populares. Carlúcio, a luta continua! Axé!

EM MEMÓRIA
Aos companheiros e companheiras que tiveram ligações com a Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo.
Nosso companheiro CARLUCIO CASTANHA, que em 1987 encabeçou a chapa da Oposição, faleceu
nesta madrugada, em Recife, vítima de parada cardíaca. Carlúcio vinha enfrentando uma situação muito dificil devido a deficiências cardiovasculares. Aguardava um doador para o transplante do coração. Essa cirurgia foi, segundo informações, realizada ontem. Porém, uma parada cardíaca impediu que o resultado fosse poistivo.
Carlúcio nos deixa, mas seu testemunho de militante lutador ardoroso pela construção de um mundo de justiça social e de solidariedade fica para sempre em nossa memória.
04 de abril de 2008
Fraternalmente
Waldemar Rossi

Grupo Mulher Maravilha: Carlúcio não resiste a transplante

Sexta-feira, 4 de Abril de 2008

Poucos dias após da morte de João Francisco, morre Carlúcio Castanha. Ex-metalúrgico e sindicalista, Carlúcio é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, reconhecido nacionalmente por sua luta incansável contra a ditadura e qualquer outro tipo de opressão. Depois de anos de espera na fila por transplante de coração, quando chegou a sua vez ele não resistiu.O velório será hoje (sexta-feira) a partir das 10h, no MTC (Movimento dos/as Trabalhadores/as Cristãos/ãs), Rua Gervásio Pires, 404 Boa Vista – Recife. O corpo será enterrado amanhã (sábado) às 10h, no Cemitério de Santo Amaro. Carlúcio deixa saudades e uma história de luta por democracia. Viva Carlúcio!
Velho amigo metalúrgico Fonte Correio Braziliense – 17/6/2006

O presidente Lula abriu um espaço na agenda ontem para lembrar o Lula metalúrgico. Durante 40 minutos, suspendeu uma agenda política com os pré-candidatos ao governo do estado e deputados para encontrar Carlúcio Castanha, amigo dos tempos de dureza no ABC Paulista. Eles trabalharam na mesma montadora de veículos e participaram da fundação da CUT e do PT, no final dos anos 70 e começo dos 80. Carlúcio, que mora no Recife, enfrenta sérios problemas cardíacos e espera na fila por um transplante de coração.
Lula telefonou para o companheiro quatro dias antes da chegada a Pernambuco. Surpreso com o convite, o ex-operário ignorou as restrições dos médicos, que tentaram vetá-lo de emoções mais fortes. Os dois tomaram café da manhã na suíte presidencial de um dos melhores hotéis da capital pernambucana. “Quando eu entrei, chamei ele de presidente. Ele respondeu: ‘presidente o que? A gente é peão‘ e me abraçou. Foi um papo de dois metalúrgicos”, contou. Os dois só relembraram os tempos da CUT e do início do PT. “Já arengamos muito e estivemos em lados contrários”, conta Carlúcio. Só não falaram de outra paixão em comum, o Corinthians. Carlúcio está proibido pelos médicos de assistir aos jogos, especialmente agora, que o time está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Um comentário:

Edeilton e Lucimar disse...

Sou de Brasilia Teimosa, depois do JUBRAPI, surgiu uma nova geração, era o grupo de Jovens ligado ao conselho dos moradores de Brasilia Teimosa.
Padre Jaime se foi, e sua saudade ficou entre nós.
Brasilia Teimosa no aspecto de infra estrutura mudou muito, pra melhor, mas a situação social, piorou, a droga corre solta, os aproveitadores da fé, já instalaram várias igrejolas, para explorar a fé das pessoas, e a Igreja católica apática, não é mais àquela quando os Oblatos tomavam conta...está quase falida!

fotos de padre Jaime:
orkut - edeilton e lucimar